"Quais são os princípios essenciais da forma presbiteriana de governo eclesiástico?
R. A liderança suprema de Jesus Cristo; a igualdade de oficialato de seus ministros; o ofício do presbítero regente como representativo do povo; a eleição dos oficiais por uma igreja particular [i.é., local] pelos membros; e a autoridade de seus vários tribunais."
Extraído de Thomas Smith, Ecclesiastical Catechism of Presbyterian Church, p. 29
terça-feira, setembro 19, 2017
sexta-feira, setembro 09, 2016
´Toda verdade é verdade de Deus
"A verdade pode ser definida, em seu sentido mais estrito e metafísico, como a consistência e concordância de nossas ideias com as ideias de Deus."
"Memoirs" in: The works of Jonathan Edwards, vol 1, p. ccxxv
"Memoirs" in: The works of Jonathan Edwards, vol 1, p. ccxxv
quinta-feira, abril 07, 2016
Os deveres e direitos da razão na religião
“uma religião divorciada do pensamento rigoroso e elevado pode ser vista no curso inteiro da história da Igreja, e por isso, ela sempre tendeu a ser débil, árida e pouco saudável; bem como o intelecto privado de seus direitos dentro da religião, buscou a sua satisfação fora dela, e se transformou num racionalismo secular”.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el mundo, p. 30.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el mundo, p. 30.
quinta-feira, fevereiro 26, 2015
O sepultamento como humilhação de Cristo
Os três dias de detenção, ou de permanência no sepulcro é o último degrau de sua humilhação, naquele momento a sua alma foi transferida ao Paraíso, o seu corpo foi detido sob os sofrimentos e amarras da morte, como se ele fosse completamente superado e engolido por ela, os seus inimigos enquanto isso triunfaram sobre ele, como se Cristo tivesse por todo cortado [desta vida].
Johannes Wollebius, The Abridgement Christian Divinitie (London, Plough in the New Building in Paules Church, trad. Alexander Ross, 1660), p. 142.
Johannes Wollebius, The Abridgement Christian Divinitie (London, Plough in the New Building in Paules Church, trad. Alexander Ross, 1660), p. 142.
quinta-feira, fevereiro 12, 2015
Teoria Política e Calvinismo
Reconhecendo o tradicional ensino calvinista da depravação total das pessoas, Althisius enfatizou que Deus criou pessoas como seres morais, afetivos, comunicativos e sociais, e enquanto vivem são mais completamente preenchidos de relacionamentos simbióticos com outros com quem podem compartilhar os seus corpos e almas, suas vidas e espíritos, seus bens e direitos. Assim, enquanto pessoas nascem livres, iguais e distintas, elas são por natureza e necessidade inclinadas à formar associações – casamentos e famílias, clubes e corporações, cidades e províncias, estados, nações e impérios. Cada uma destas associações, desde o mais simples lar até o mais vasto império, é formado por um mútuo pacto consensual, ou contrato juramentado por todos os membros daquela associação diante de cada um e de Deus.
John Witte Jr., “Law, Authority, and Liberty in Early Calvinism” in: David W. Hall & Marvin Padgett, eds., Calvin and Culture – Exploring a Worldview , p. 32.
John Witte Jr., “Law, Authority, and Liberty in Early Calvinism” in: David W. Hall & Marvin Padgett, eds., Calvin and Culture – Exploring a Worldview , p. 32.
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