Este Decreto é certo e imutável? ~ Sim, ele precisa ser assim. Porque ele tem por base a eterna e imutável da vontade de Deus, e por isso, há uma certeza do número de eleitos e réprobos conhecidos somente por Deus, os quais não é possível ser aumentado, nem diminuído, Jo 13:18; 2 Tm 2:19.
Extraído de Archbishop James Ussher, A Body of Divinity, pág. 79
quarta-feira, junho 23, 2010
quinta-feira, junho 17, 2010
A Escritura é a verdade
Não existe nada nelas que não mereça ser de Deus, nada que seja contrário a sua verdade e credibilidade, a sua pureza e santidade, a sua sabedoria e bondade, ou as perfeições de sua natureza. Não existe falsidade, nem contradição nelas. Podem ser chamadas com grande propriedade, como o são, as Escrituras da Verdade e a Palavra da Verdade.
Extraído de John Gill, Body of Divinity, pág. 14
Extraído de John Gill, Body of Divinity, pág. 14
Toda Bíblia ou parte dela?
O fato é que nos encontramos com uma eleição entre duas versões de Cristianismo. Trata-se de escolher entre o evangelicalismo histórico e o subjetivismo moderno, entre um Cristianismo que é consistente consigo mesmo e um que não o é; de fato, entre um que é completamente dado por Deus e outro que é parcialmente produzido por homens.
Extraído de J.I. Packer, Fundamentalism and the Word of God, pág. 170
Extraído de J.I. Packer, Fundamentalism and the Word of God, pág. 170
terça-feira, junho 01, 2010
Igreja Católica é Romana?
O Bispo Hugh Latimer respondendo ao seu inquiridor, o católico Bispo Lincoln, respondeu: "Eu confesso que há uma igreja católica [...], mas não a igreja que você chama de católica, que de boa vontade poderia ser chamada diabólica. E, enquanto você junta 'Romana' à igreja católica, eu paro aqui, e oro por você. Pois ela é algo que pode ser dita igreja Romana, e outra coisa é dizer igreja católica."
Extraído de Iain H. Murray, The Reformation of the Church - A colletion of Reformed and Puritan documents on Church issues, pág. 20
Extraído de Iain H. Murray, The Reformation of the Church - A colletion of Reformed and Puritan documents on Church issues, pág. 20
terça-feira, maio 11, 2010
Centralidade bíblica no Calvinismo
Segundo o ensino calvinista, Deus é quem controla tudo, é natural que o calvinista queira ver todas as coisas como Deus as vê, e deseje fazer em tudo a Sua vontade. Assim, para ele a Bíblia ocupará um lugar primordial, tanto em seu sistema como em sua vida. O calvinista fará da Palavra de Deus o seu cânon, ou seja, a regra de toda a sua vida: a regra de conduta que regulará a sua obrigação moral.
Extraído de H. Henry Meeter, La Iglesia y el Estado, pág. 25
Extraído de H. Henry Meeter, La Iglesia y el Estado, pág. 25
quinta-feira, abril 15, 2010
Definição de Depravação Total
Por total depravação entende-se aquele homem que por natureza em toda a sua existência, com todo o seu coração, mente, alma e força tornou-se escravo do pecado; ele é inteiramente incapaz de fazer alguma coisa boa e, está inclinado para o mal.
Extraído de Herman Hoeksema, Reformed Dogmatics, pág. 358
Extraído de Herman Hoeksema, Reformed Dogmatics, pág. 358
quinta-feira, março 18, 2010
O papel do pastor
Do pastor é exigido ser competente, não somente para instruir o seu rebanho na revelada ciência da redenção, mas também para defender a sua fé, pela refutação e convencimento de todos os ataques.
Extraído de Robert L. Dabney, Discussions, vol. 3, pág. 55.
Extraído de Robert L. Dabney, Discussions, vol. 3, pág. 55.
sexta-feira, fevereiro 05, 2010
Cessação de novas revelações
Não é cometido pelo Espírito Santo, que Cristo prometeu, inventar revelações novas e nunca ouvidas, ou formar um novo gênero de doutrina, com a qual nos apartará do ensino do evangelho, depois de habê-la admitido; senão que compete ao Espírito de Cristo selar e fortalecer em nossos corações aquela mesma doutrina que o evangelho nos ensina.
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religion Cristiana, I.IX.1
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religion Cristiana, I.IX.1
Trindade Econômica
Ao Pai atribui-se ser o princípio de toda obra, e a fonte e manancial de todas as coisas; ao Filho, a sabedoria, o conselho e a ordem para organizar tudo; ao Espírito Santo a virtude e a eficácia de operar.
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, I.XIII.18
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, I.XIII.18
ExtraCalvinisticum - 2 naturezas do Redentor
Ainda que [Cristo] tenha unido a sua essência infinita com a natureza humana numa única pessoa, todavia, não podemos falar de encerramento, nem prisão; porque o Filho de Deus desceu miraculosamente do céu, sem deixar de estar nele; e, também miraculosamente deixou o seio de Maria, e viveu no mundo e foi crucificado de tal forma que, entretanto, com a sua divindade enche o mundo, como antes.
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, II.XIII.4
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, II.XIII.4
quinta-feira, janeiro 28, 2010
Provas da exitência de Deus - 2
A prova no teísmo não consiste certamente em deduzir a existência de Deus como a de um inferior por um superior; mas, em mostrar que a existência de Deus é em si um postulado da razão, a última base sobre a qual repousa todo o outro conhecimento, todas as outras crenças. O que queremos dizer por prova da existência de Deus é simplesmente que há atos do pensamento necessários pelos quais nos levantamos do finito para o infinito, do causado para o incausado, do contigente para o necessário, da razão implicada na estrutura do universo para a Razão universal e eterna, que é a base de tudo da moralidade, na consciência ao Legislador e Juiz moral.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119.
Provas da existência de Deus
... que um Deus capaz de ser provado não seria um Deus absoluto; visto que isto significaria que há algo maior do que Deus, do qual a sua existência pode se deduzir.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119
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