O que uma vez foi falado das igrejas liberais precisa ser dito das igrejas evangélicas: elas buscam a sabedoria do mundo, creêm na teologia do mundo, seguem a agenda do mundo, e adotam os métodos do mundo. De acordo com os padrões da sabedoria mundana, a Bíblia torna-se incapaz de alimentar as exigências da vida nestes tempos pós-modernos. Por si mesma, a Palavra de Deus seria insuficiente de alcançar pessoas para Cristo, promover crescimento espiritual, prover um guia prático, ou transformar a sociedade. Deste modo, igrejas acrescentam ao simples ensino da Escritura algum tipo de entretenimento, grupo de terapia, ativismo político, sinais e maravilhas - ou, qualquer promessa apelando aos consumidores religiosos. De acordo com a teologia do mundo, pecado é meramente uma disfunção e salvação significa desfrutar de uma melhor auto-estima. Quando esta teologia adentra a igreja, ela coloca dificuldades em doutrinas essenciais como a propiciação da ira de Deus substituindo-a com técnicas e práticas de auto-aceitação. A agenda do mundo é a felicidade pessoal, assim, o evangelho é apresentado como um plano para a realização pessoal, em vez de ser a caminhada de um comprometido discipulado. Para terminar, vemos que os métodos do mundo nesta agenda egocêntrica é necessariamente pragmática, sendo que as igrejas evangélicas estão se esforçando a todo custo em refletir o modo como elas operam. Este mundanismo tem produzido o "novo pragmatismo" evangélico.
Extraído de James M. Boice & Philip G. Ryken, The Doctrines of Grace, pp. 20-21
2 comentários:
Sempre os ventos doutrinários. Grande problema é se afastar da sã doutrina, e lembro de uma frase de Chesterton que dizia que o dever da Igreja é proteger todas as épocas contra a época presente, algo que cabe bem nas influênciais liberalistas, marxistas, relativistas e pragmatistas que a Igreja dos tempos "modernos" vem sofrendo.
Chesterton provavelmente se referiu à igreja católica romana, mas o princípio não é falso, e não pode ser aplicado à reforma, pois o objetivo dos reformadores foi o retorno à sã doutrina.
Boa Noite Pastor, sou da IPB de Machadinho D'oeste e já fui da IPB Central de PVH, gostaria de saber se o Rev. sabe onde posso encontrar o Livro João Calvino era Assim de Val Helsema, tenho partes deles, e ele é excelente, tem riquezas de detalhes, desde já agradeço e fique com Deus!!! http://presbiterianocalvinista.blogspot.com/
Postar um comentário