domingo, julho 30, 2006

Segurança eterna

Posso imaginar claramente o terror que deve infundir numa alma sensível ao sentir a insegurança de sua salvação, e estar constantemente consciente da terrível possibilidade de cair da graça, seguida talvez por uma longa e penosa vida cristã, como ensina o arminianismo. Pessoalmente, jamais pude abraçar tão aterradora doutrina que enche a alma de constantes e inexpressáveis dúvidas. Sentir que cruzo o tempestuoso e perigoso mar da vida dependendo para minha segurança final de minha traiçoeira natureza, produziria em mim uma perpétua insegurança. Não, eu melhor desejaria saber que a embarcação em que tenho confiado minha vida é apropriada para a navegação e que, a embarcar nela, haverei de alcançar seguramente meu destino.

Extraído de N.S. McFetridge, Calvinism in History, vol. 2, p. 112

Nenhum comentário: