sexta-feira, novembro 30, 2018

O Voto Inaugural do Sínodo de Dordt [Novembro 1618]

Prometo a Deus, em quem creio e adoro, como aqui presente, e como Aquele que perscruta os pensamentos e o coração, que durante todo o curso das tratativas deste Sínodo, o qual se fará um inquérito e julgamento e decisão, não apenas dos bem conhecidos Cinco Pontos, e todas as dificuldades resultantes deles, mas também de todos os outros tipos de doutrinas, que eu não utilizarei qualquer tipo de escrito humano, mas somente a Palavra de Deus, como única regra de fé segura e infalível. Tampouco terei qualquer outra coisa em vista durante toda esta discussão, senão a honra de Deus, a paz da Igreja e, acima de tudo, a preservação da pureza da doutrina, ajuda-me, meu Salvador Jesus Cristo, a quem eu imploro para que me auxilie neste meu intento pelo Seu Espírito Santo.

G. Brandt, The History of the Reformation in and about the Low Countries (1723), p. 62.

Nenhum comentário: