Oração é a conversa que Deus permite-nos manter com Ele, enquanto estamos aqui embaixo. Ela é a linguagem que a criatura usa para se comunicar com o Criador, e que a alma de um santo muitas vezes recorre para aproximar de Deus, experiências de grande deleite e, deste modo, habita com seu Pai celestial por um curto período de tempo, antes que ele vá para o céu.
Extraído de Isaac Watts, A guide to Prayer, pág. 8
quinta-feira, agosto 26, 2010
O poder transformador da oração
Mas o mais importante, é que a oração é que nos tranforma. Podemos envolver mais profundamente nesta comunhão com Deus e conhecer Aquele com quem estamos falando mais intimamente, e um crescente conhecimento de Deus é revelado ainda mais brilhante, e o que somos e a nossa necessidade é transformada em conforme Ele quer. A oração nos altera profundamente.
Extraído de R.C. Sproul, The Prayer of the Lord, pág. 14
Extraído de R.C. Sproul, The Prayer of the Lord, pág. 14
Oração e afeição
"Oração é uma apresentação devota de nossa vontade diante de Deus, de modo que Ele pode ser, como ela foi, afeiçoado por ela."
Extraído de William Ames, The Marrow of Theology, pág. 258
Extraído de William Ames, The Marrow of Theology, pág. 258
terça-feira, julho 20, 2010
indicação de blog
Recomendo a leitura do blog MENS REFORMATA com excelentes textos traduzidos e escritos por este amado irmão.
quarta-feira, junho 23, 2010
O número de eleitos e réprobos
Este Decreto é certo e imutável? ~ Sim, ele precisa ser assim. Porque ele tem por base a eterna e imutável da vontade de Deus, e por isso, há uma certeza do número de eleitos e réprobos conhecidos somente por Deus, os quais não é possível ser aumentado, nem diminuído, Jo 13:18; 2 Tm 2:19.
Extraído de Archbishop James Ussher, A Body of Divinity, pág. 79
Extraído de Archbishop James Ussher, A Body of Divinity, pág. 79
quinta-feira, junho 17, 2010
A Escritura é a verdade
Não existe nada nelas que não mereça ser de Deus, nada que seja contrário a sua verdade e credibilidade, a sua pureza e santidade, a sua sabedoria e bondade, ou as perfeições de sua natureza. Não existe falsidade, nem contradição nelas. Podem ser chamadas com grande propriedade, como o são, as Escrituras da Verdade e a Palavra da Verdade.
Extraído de John Gill, Body of Divinity, pág. 14
Extraído de John Gill, Body of Divinity, pág. 14
Toda Bíblia ou parte dela?
O fato é que nos encontramos com uma eleição entre duas versões de Cristianismo. Trata-se de escolher entre o evangelicalismo histórico e o subjetivismo moderno, entre um Cristianismo que é consistente consigo mesmo e um que não o é; de fato, entre um que é completamente dado por Deus e outro que é parcialmente produzido por homens.
Extraído de J.I. Packer, Fundamentalism and the Word of God, pág. 170
Extraído de J.I. Packer, Fundamentalism and the Word of God, pág. 170
terça-feira, junho 01, 2010
Igreja Católica é Romana?
O Bispo Hugh Latimer respondendo ao seu inquiridor, o católico Bispo Lincoln, respondeu: "Eu confesso que há uma igreja católica [...], mas não a igreja que você chama de católica, que de boa vontade poderia ser chamada diabólica. E, enquanto você junta 'Romana' à igreja católica, eu paro aqui, e oro por você. Pois ela é algo que pode ser dita igreja Romana, e outra coisa é dizer igreja católica."
Extraído de Iain H. Murray, The Reformation of the Church - A colletion of Reformed and Puritan documents on Church issues, pág. 20
Extraído de Iain H. Murray, The Reformation of the Church - A colletion of Reformed and Puritan documents on Church issues, pág. 20
terça-feira, maio 11, 2010
Centralidade bíblica no Calvinismo
Segundo o ensino calvinista, Deus é quem controla tudo, é natural que o calvinista queira ver todas as coisas como Deus as vê, e deseje fazer em tudo a Sua vontade. Assim, para ele a Bíblia ocupará um lugar primordial, tanto em seu sistema como em sua vida. O calvinista fará da Palavra de Deus o seu cânon, ou seja, a regra de toda a sua vida: a regra de conduta que regulará a sua obrigação moral.
Extraído de H. Henry Meeter, La Iglesia y el Estado, pág. 25
Extraído de H. Henry Meeter, La Iglesia y el Estado, pág. 25
quinta-feira, abril 15, 2010
Definição de Depravação Total
Por total depravação entende-se aquele homem que por natureza em toda a sua existência, com todo o seu coração, mente, alma e força tornou-se escravo do pecado; ele é inteiramente incapaz de fazer alguma coisa boa e, está inclinado para o mal.
Extraído de Herman Hoeksema, Reformed Dogmatics, pág. 358
Extraído de Herman Hoeksema, Reformed Dogmatics, pág. 358
quinta-feira, março 18, 2010
O papel do pastor
Do pastor é exigido ser competente, não somente para instruir o seu rebanho na revelada ciência da redenção, mas também para defender a sua fé, pela refutação e convencimento de todos os ataques.
Extraído de Robert L. Dabney, Discussions, vol. 3, pág. 55.
Extraído de Robert L. Dabney, Discussions, vol. 3, pág. 55.
sexta-feira, fevereiro 05, 2010
Cessação de novas revelações
Não é cometido pelo Espírito Santo, que Cristo prometeu, inventar revelações novas e nunca ouvidas, ou formar um novo gênero de doutrina, com a qual nos apartará do ensino do evangelho, depois de habê-la admitido; senão que compete ao Espírito de Cristo selar e fortalecer em nossos corações aquela mesma doutrina que o evangelho nos ensina.
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religion Cristiana, I.IX.1
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religion Cristiana, I.IX.1
Trindade Econômica
Ao Pai atribui-se ser o princípio de toda obra, e a fonte e manancial de todas as coisas; ao Filho, a sabedoria, o conselho e a ordem para organizar tudo; ao Espírito Santo a virtude e a eficácia de operar.
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, I.XIII.18
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, I.XIII.18
ExtraCalvinisticum - 2 naturezas do Redentor
Ainda que [Cristo] tenha unido a sua essência infinita com a natureza humana numa única pessoa, todavia, não podemos falar de encerramento, nem prisão; porque o Filho de Deus desceu miraculosamente do céu, sem deixar de estar nele; e, também miraculosamente deixou o seio de Maria, e viveu no mundo e foi crucificado de tal forma que, entretanto, com a sua divindade enche o mundo, como antes.
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, II.XIII.4
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, II.XIII.4
quinta-feira, janeiro 28, 2010
Provas da exitência de Deus - 2
A prova no teísmo não consiste certamente em deduzir a existência de Deus como a de um inferior por um superior; mas, em mostrar que a existência de Deus é em si um postulado da razão, a última base sobre a qual repousa todo o outro conhecimento, todas as outras crenças. O que queremos dizer por prova da existência de Deus é simplesmente que há atos do pensamento necessários pelos quais nos levantamos do finito para o infinito, do causado para o incausado, do contigente para o necessário, da razão implicada na estrutura do universo para a Razão universal e eterna, que é a base de tudo da moralidade, na consciência ao Legislador e Juiz moral.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119.
Provas da existência de Deus
... que um Deus capaz de ser provado não seria um Deus absoluto; visto que isto significaria que há algo maior do que Deus, do qual a sua existência pode se deduzir.
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119
Extraído de James Orr, Concepción Cristiana de Dios y el Mundo, pág. 119
sábado, outubro 31, 2009
Orar no Espírito
Certamente quando São Paulo ordena que oremos no Espírito, não deixa por isso de exortar-nos a que sejamos diligentes e cuidadosos (1 Co 14:15; Ef 6:18), ou seja, que o Espírito Santo de tal maneira exercita a sua potência quando nos incita a orar, que não impede nem detem a nossa diligência; o motivo é que Deus quer experimentar com quanta força a fé excita os nossos corações.
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, III.20.5, pág. 669
Extraído de Juan Calvino, Institución de la Religión Cristiana, III.20.5, pág. 669
sábado, setembro 05, 2009
O que é oração?
Oração consiste no invocar o verdadeiro Deus, e o ascendente reconhecimento e percepção das nossas necessidades, e de um desejo da porção da abundância divina, com verdadeira conversão no coração e confiança na promessa da graça para a exaltação de Cristo, o mediador, buscando nas mãos de Deus tais bençãos temporais e espirituais por nós; ou em ações de graças a Deus pelos seus benefícios recebidos.
Extraído de Zacharias Ursinus, Commentary on the Heidelberg Catechism, pág. 618
Extraído de Zacharias Ursinus, Commentary on the Heidelberg Catechism, pág. 618
sexta-feira, setembro 04, 2009
A relação regeneração, fé e arrependimento
Regeneração é um dom de Deus, resultado do Espírito Santo. Ela é conduzida através dos meios da Palavra e os resultados do chamado. A resposta ao chamado leva a duas atividades que descrevemos como fé e arrependimento. A regeneração é um conceito que vigorosamente enfatiza a natureza da nova vida como um dom. O homem possuí um papel passivo nela. Todavia, ele não permanece assim. Fé e arrependimento manifestam-se em sua nova vida. Não há arrependimento sem regeneração. Nem existe regeneração que não manifeste-se em arrependimento.
Extraído de J. van Genderen & W.H. Velema, Concise Reformed Dogmatics, pág. 600
Extraído de J. van Genderen & W.H. Velema, Concise Reformed Dogmatics, pág. 600
Quem é o Espírito Santo?
Pergunta 39: O que você crê acerca do Espírito Santo?
Resposta: Que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Divindade, que procede do Pai e do Filho, e é coeterno e consubstancial com ambos; e, que Ele foi enviado ao meu coração e a todos aqueles que escolheu santificar, opera em nós a verdadeira fé e conversão a Deus, permanecendo conosco para sempre, e fazendo-nos participantes em Cristo de todos os seus benefícios.
Extraído de Zacharias Ursinus, The Smaller Catechism in: Lyle D. Bierma, An Introduction to the Heidelberg Catechism, p. 147
Resposta: Que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Divindade, que procede do Pai e do Filho, e é coeterno e consubstancial com ambos; e, que Ele foi enviado ao meu coração e a todos aqueles que escolheu santificar, opera em nós a verdadeira fé e conversão a Deus, permanecendo conosco para sempre, e fazendo-nos participantes em Cristo de todos os seus benefícios.
Extraído de Zacharias Ursinus, The Smaller Catechism in: Lyle D. Bierma, An Introduction to the Heidelberg Catechism, p. 147
A necessidade da oração
Pergunta 96: Por que a oração é necessária para os cristãos?
Resposta: Primeiro, porque ela é a mais importante parte de nossa gratidão a Deus, sem a qual a verdadeira fé não pode existir. Segundo, porque Deus não garante dar o Espírito Santo, a eterna salvação e todas aquelas coisas que beneficiam-na para aqueles que desprezam ou não reconhecem os seus dons, mas somente àqueles que oram sincera e incessantemente e glorificam-no por estes dons.
Extraído de Zacharias Ursinus, The Smaller Catechism in: Lyle D. Bierma, An Introduction to the Heidelberg Catechism, p. 159
Resposta: Primeiro, porque ela é a mais importante parte de nossa gratidão a Deus, sem a qual a verdadeira fé não pode existir. Segundo, porque Deus não garante dar o Espírito Santo, a eterna salvação e todas aquelas coisas que beneficiam-na para aqueles que desprezam ou não reconhecem os seus dons, mas somente àqueles que oram sincera e incessantemente e glorificam-no por estes dons.
Extraído de Zacharias Ursinus, The Smaller Catechism in: Lyle D. Bierma, An Introduction to the Heidelberg Catechism, p. 159
sexta-feira, agosto 28, 2009
Breve biografia de Wilhelmus à Brakel
Wilhelmus à Brakel[1] (um contemporâneo de eminentes teólogos da Segunda Reforma Holandesa, tais como Witsius, Voetius, Van Lodenstein, Koelman e Hellenbroek) nasceu em 2 de Janeiro de 1635, em Leeuwarden, nos Países Baixos. Ele foi o único filho de Dirck Gerrits van Brakel, posteriormente conhecido como Theodorus à Brakel.
Wilhelmus teve o inestimável privilégio de ser educado por dois pais mui piedosos, que foram gratos ao testemunhar que o seu filho temeu ao Senhor desde o início de seus dias. O seu pai foi um renomado ministro na província de Friesland, e um homem de extraordinária piedade. Os seus pais lutaram em oração para que o seu filho pudesse ser usado pelo Senhor como um poderoso instrumento em Seu serviço. E agradou ao Senhor responder as suas orações além da expectativa.[2]
à Brakel estudou teologia em Franeker e em Utrecht, e foi particularmente influenciado por seu mentor, Gisbertus Voetius. Com a idade de vinte e quatro anos ele foi ordenado um ministro do evangelho. Os seus sermões eram Cristocêntricos, ricos em conteúdo evangélico, experimentais e direcionados àqueles que estavam presentes.
à Brakel serviu quatro congregações em sua província nativa da Friesland: Exmorra (1662-1665), Stavoren (1665-1670), Harlingen (1670-1673) e em sua terra natal, a capital da Friesland, Leeuwarden (1673-1683). O jovem ministro começou o seu ministério em Exmorra - uma díficil congregação - com grande zelo. Um contemporâneo disse-lhe que ele deveria sepultar a si do mesmo modo como estava aquele vilarejo. O seu diligente esforço em Friesland foi ricamente abençoado pelo Senhor. O Espírito Santo evidenciou fluir a Si mesmo pela fiel pregação do evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Todavia, o seu período em Friesland provou ser uma preparação para uma tarefa ainda maior que o Senhor tinha preparado para ele em Rotterdam - o seu final e mais longo pastorado (1683-1711). Durante este pastorado ele envolveu-se numa longa e frutífera batalha contra os Labadistas, empenhando-se por uma igreja pura aqui sobre a terra, corajosamente resistindo a tentativa do governo de intrometer-se nos negócios da igreja, e escreveu a sua magnum opus The Christians Reasonable Service - o maduro fruto de seu labor ministerial.
Após um frutífero ministério de quarenta e nove anos, agradou o Senhor receber o seu eminente teólogo - afetuosamente referido pelos piedosos como "o Pai Brakel" - tomando-o para Si em 1711, com a idade de setenta e seis anos, para receber a recompensa de um servo fiel.
Notas:
[1] Nota do tradutor: Embora também seja um resumo, a biografia de à Brakel pode ser lida em Joel R. Beek & Randall J. Pederson, MEET the PURITANS (Reformation Heritage Books, 2006), págs. 745-752.
[2] Nota do tradutor: A providência de Deus o preparou para servir no ministério pastoral. Sabe-se que ele "nasceu em 2 de Janeiro de 1635, em Leeuwarden, sendo único filho de Margaretha Homma e Theodorus à Brakel, um pastor reformado de extraordinária piedade que tornou-se conhecido por seu De Trappen des Geestelycken Levens [Os Passos da Graça na Vida Espiritual]. Wilhelmus e suas cinco irmãs foram educados num lar caracterizado pelo temor de Deus. Wilhelmus foi convertido ainda garoto, provavelmente sob a pregação de seu pai e as orações e exortações de sua mãe. Ele freqüentou a Escola de Latim em Leeuwarden, e então entrou na Academia de Franeker com a idade de dezenove anos, em 1654. Ao completar os seus estudos em 1659, o presbitério de Leeuwarden o admitiu no ministério pastoral. Devido a necessidade de vagas naquele período, à Brakel continuou o seu treinamento teológico por mais alguns anos em Utrecht sob a orientação de Gisbertus Voetius e Andreas Essenius" in: J.R. Beek & R.J. Pederson, MEET the PURITANS, pág. 745.
Extraído de Wilhelmus à Brakel, The Christian's Reasonable Service, vol. 1, nota da sobrecapa.
Wilhelmus teve o inestimável privilégio de ser educado por dois pais mui piedosos, que foram gratos ao testemunhar que o seu filho temeu ao Senhor desde o início de seus dias. O seu pai foi um renomado ministro na província de Friesland, e um homem de extraordinária piedade. Os seus pais lutaram em oração para que o seu filho pudesse ser usado pelo Senhor como um poderoso instrumento em Seu serviço. E agradou ao Senhor responder as suas orações além da expectativa.[2]
à Brakel estudou teologia em Franeker e em Utrecht, e foi particularmente influenciado por seu mentor, Gisbertus Voetius. Com a idade de vinte e quatro anos ele foi ordenado um ministro do evangelho. Os seus sermões eram Cristocêntricos, ricos em conteúdo evangélico, experimentais e direcionados àqueles que estavam presentes.
à Brakel serviu quatro congregações em sua província nativa da Friesland: Exmorra (1662-1665), Stavoren (1665-1670), Harlingen (1670-1673) e em sua terra natal, a capital da Friesland, Leeuwarden (1673-1683). O jovem ministro começou o seu ministério em Exmorra - uma díficil congregação - com grande zelo. Um contemporâneo disse-lhe que ele deveria sepultar a si do mesmo modo como estava aquele vilarejo. O seu diligente esforço em Friesland foi ricamente abençoado pelo Senhor. O Espírito Santo evidenciou fluir a Si mesmo pela fiel pregação do evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Todavia, o seu período em Friesland provou ser uma preparação para uma tarefa ainda maior que o Senhor tinha preparado para ele em Rotterdam - o seu final e mais longo pastorado (1683-1711). Durante este pastorado ele envolveu-se numa longa e frutífera batalha contra os Labadistas, empenhando-se por uma igreja pura aqui sobre a terra, corajosamente resistindo a tentativa do governo de intrometer-se nos negócios da igreja, e escreveu a sua magnum opus The Christians Reasonable Service - o maduro fruto de seu labor ministerial.
Após um frutífero ministério de quarenta e nove anos, agradou o Senhor receber o seu eminente teólogo - afetuosamente referido pelos piedosos como "o Pai Brakel" - tomando-o para Si em 1711, com a idade de setenta e seis anos, para receber a recompensa de um servo fiel.
Notas:
[1] Nota do tradutor: Embora também seja um resumo, a biografia de à Brakel pode ser lida em Joel R. Beek & Randall J. Pederson, MEET the PURITANS (Reformation Heritage Books, 2006), págs. 745-752.
[2] Nota do tradutor: A providência de Deus o preparou para servir no ministério pastoral. Sabe-se que ele "nasceu em 2 de Janeiro de 1635, em Leeuwarden, sendo único filho de Margaretha Homma e Theodorus à Brakel, um pastor reformado de extraordinária piedade que tornou-se conhecido por seu De Trappen des Geestelycken Levens [Os Passos da Graça na Vida Espiritual]. Wilhelmus e suas cinco irmãs foram educados num lar caracterizado pelo temor de Deus. Wilhelmus foi convertido ainda garoto, provavelmente sob a pregação de seu pai e as orações e exortações de sua mãe. Ele freqüentou a Escola de Latim em Leeuwarden, e então entrou na Academia de Franeker com a idade de dezenove anos, em 1654. Ao completar os seus estudos em 1659, o presbitério de Leeuwarden o admitiu no ministério pastoral. Devido a necessidade de vagas naquele período, à Brakel continuou o seu treinamento teológico por mais alguns anos em Utrecht sob a orientação de Gisbertus Voetius e Andreas Essenius" in: J.R. Beek & R.J. Pederson, MEET the PURITANS, pág. 745.
Extraído de Wilhelmus à Brakel, The Christian's Reasonable Service, vol. 1, nota da sobrecapa.
A oração do Espírito
[Rm 8:26] isto significa que Ele [Espírito Santo] garante a disposição e desejos, concede as palavras na boca, segue adiante delas, e causa-as para orar depois delas.
Extraído de Wilhelmus à Brakel, The Christian’s Reasonable Service, vol. 3, p. 452
Extraído de Wilhelmus à Brakel, The Christian’s Reasonable Service, vol. 3, p. 452
quinta-feira, agosto 27, 2009
O pecado percebido pela eternidade
É necessário que vejamos o pecado tal como o veremos no dia do juízo. Nesse dia todos verão a verdadeira face do pecado. Quando todas as nações estiverem reunidas ante o Grande Juiz do universo, então, apreciarão a pecaminosidade do pecado. Nesse momento o pecado será desmascarado e despojado de sua atrativa vestimenta; aparecerá mais sujo e mais vil que o próprio Inferno. O que antes parecia formoso e atraente, se manifestará feio e repugnante. A Bíblia descreve o pecado comparando-o com várias coisas: o vômito do cachorro, a ferida inflamada, a lepra, o esterco, a espuma do mar, etc. Também compara os pecadores com os porcos que revolvem-se na lama, bestas feras, animais irracionais (cabras, cães, bois), as inconstantes ondas do mar, estrelas errantes, árvores desarraigadas, etc. Por isso, é necessário pensar no pecado tal como o veremos no dia da morte. A consciência pode estar adormecida por um longo tempo, mas no dia da morte e do juízo ela se despertará e nos mostrará o dano e a amargura do pecado. Então devemos aprender a ver o pecado não como ele é apresentado pelo Diabo, mas como o veremos na eternidade.
Extraído de Thomas Brooks, Remedios Preciosos Contra las Artimañas del Diablo, pág. 10
Extraído de Thomas Brooks, Remedios Preciosos Contra las Artimañas del Diablo, pág. 10
quarta-feira, agosto 26, 2009
O que é justificação?
Justificação é o livre ato de Deus, pelo qual o eleito, para a glória da plena satisfação de Cristo, é absolvido do pecado e declarado justo, herda a vida eterna.
Extraído de Johannes Wollebius, Compendium Theologiae Christianae in: John W. Beardslee III, org., Reformed Dogmatics, pág. 164
Extraído de Johannes Wollebius, Compendium Theologiae Christianae in: John W. Beardslee III, org., Reformed Dogmatics, pág. 164
quinta-feira, julho 02, 2009
John Owen e a finalidade da oração
A principal finalidade da oração é estimular e despertar o princípio da graça, da fé e do amor no coração devido aos santos pensamentos de Deus. Aqueles que não têm este propósito na oração, realmente não sabem o que é orar. Uma constante assistência sobre este dever preservará a alma de uma estrutura onde o pecado não pode habitualmente prevalecer nela.
Extraído de Roderick MacLeod, The Puritans on Prayer. Extraído de www.fpchurch.org.uk/magazines/fpm/2002/May/article6.php acessado em 30/08/2008.
Extraído de Roderick MacLeod, The Puritans on Prayer. Extraído de www.fpchurch.org.uk/magazines/fpm/2002/May/article6.php acessado em 30/08/2008.
quarta-feira, julho 01, 2009
Heidelberg e os Meios de Graça
O Espírito Santo ordinariamente produz fé (conforme temos falado) em nós pelo ministério eclesiástico, que consiste de duas partes, a palavra e os sacramentos. O Espírito Santo opera a fé em nossos corações pela pregação do evangelho; e, cuida, confirma e sela-a pelo uso dos sacramentos.
Zacharias Ursinus, The Commentary of Dr. Zacharias Ursinus, p. 340
Zacharias Ursinus, The Commentary of Dr. Zacharias Ursinus, p. 340
quinta-feira, abril 30, 2009
Quem é o calvinista?
O calvinista é o homem que vê Deus por trás de todo fenômeno, e, em tudo o que sucede, reconhece a mão de Deus operando a sua vontade; o calvinista, em todas as atividades de sua vida adota uma atitude permenente de oração; o calvinista se entrega completamente à graça de Deus e, exclui qualquer traço de autosuficiência em toda a obra da salvação.
Extraído de B.B. Warfield, Calvin as a Theologian and Calvinism Today, p. 24
Extraído de B.B. Warfield, Calvin as a Theologian and Calvinism Today, p. 24
sábado, outubro 18, 2008
Evangelicalismo enfermo
O que uma vez foi falado das igrejas liberais precisa ser dito das igrejas evangélicas: elas buscam a sabedoria do mundo, creêm na teologia do mundo, seguem a agenda do mundo, e adotam os métodos do mundo. De acordo com os padrões da sabedoria mundana, a Bíblia torna-se incapaz de alimentar as exigências da vida nestes tempos pós-modernos. Por si mesma, a Palavra de Deus seria insuficiente de alcançar pessoas para Cristo, promover crescimento espiritual, prover um guia prático, ou transformar a sociedade. Deste modo, igrejas acrescentam ao simples ensino da Escritura algum tipo de entretenimento, grupo de terapia, ativismo político, sinais e maravilhas - ou, qualquer promessa apelando aos consumidores religiosos. De acordo com a teologia do mundo, pecado é meramente uma disfunção e salvação significa desfrutar de uma melhor auto-estima. Quando esta teologia adentra a igreja, ela coloca dificuldades em doutrinas essenciais como a propiciação da ira de Deus substituindo-a com técnicas e práticas de auto-aceitação. A agenda do mundo é a felicidade pessoal, assim, o evangelho é apresentado como um plano para a realização pessoal, em vez de ser a caminhada de um comprometido discipulado. Para terminar, vemos que os métodos do mundo nesta agenda egocêntrica é necessariamente pragmática, sendo que as igrejas evangélicas estão se esforçando a todo custo em refletir o modo como elas operam. Este mundanismo tem produzido o "novo pragmatismo" evangélico.
Extraído de James M. Boice & Philip G. Ryken, The Doctrines of Grace, pp. 20-21
Extraído de James M. Boice & Philip G. Ryken, The Doctrines of Grace, pp. 20-21
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sexta-feira, setembro 12, 2008
Meios de graça são meios de fé
"é verdade que o Catecismo [Heidelberg] realmente fala da pregação da Palavra e dos sacramentos como um meio de fé, antes do que um meio de graça; mas, desde que fé é um elo da união com Cristo, e é por esta razão, é que pela fé que recebemos todas as bênçãos da graça, é por isto que ela sempre é usada nesta relação: meio de graça."
Extraído de Herman Hoeksema, The Triple Knowledge – An Exposition of the Heidelberg Catechism, vol. 2, pp. 392-393
Extraído de Herman Hoeksema, The Triple Knowledge – An Exposition of the Heidelberg Catechism, vol. 2, pp. 392-393
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